Eu, Murilo

eu_bb

Chamo-me Murilo Rodrigues Guimarães. Nasci num pequeno município da Bahia, Brasil, chamado Macarani, a 20 de Maio de 1975. Considero-me um homem sertanejo.

O meu trabalho busca combinar diferentes formas de expressão artística à etnografia. Neste blog publico poemas, crônicas, vídeos e música eletrônica.

Como Antropólogo, entre 2022 e 2025 fui investigador pós-doutoral no projeto Constelações da Memória: um estudo multidireccional da migração e memória pós-colonial, no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – CeComp. Neste projeto, co-editei, junto com a professora Silvia Frota, o volume “Vidas em Português – memória, identidade e cidadania na era digital“. Atualmente, presto serviço ao projeto ARCA – arquivo digital de história e memória dos retornos das colónias africanas, também no CeComp.

Em 2021, publiquei o meu primeiro livro de poemas, “Um grifo-pedrês”, pela editora Urutau, com distribuição em Portugal e no Brasil. Você pode comprar o seu exemplar aqui.

Sou bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutor em Antropologia Social e Cultural, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com tese financiada pela Capes – Ministério da Educação do Brasil, no âmbito do programa de Doutorado Pleno no Exterior. Anos antes, especializei-me em Políticas Públicas para a Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trabalhei como professor, consultor de organizações governamentais e não-governamentais.

Gosto dos oráculos e faço atendimentos de Tarô e Astrologia.

Na rede mundial de computadores, transito desde 2006. Caso queira conhecer os conteúdos que postei ao longo desses anos e que ainda estão disponíveis, siga as minhas rememorações acerca deles, em ordem cronológica:

livrodebolso.zip.net: de Outubro de 2004 a Junho de 2006. Sem qualquer ‘organização’, poemas, contos, fotografias e resenhas aleatórias;

epiak.blogspot.com: de Agosto de 2005 e Março de 2007. Poemas, comentários de cinema e música e fotografia;

epiak.nafoto.net: Fotografias do breve período de julho de 2005 a março de 2006. O seu título, Epîak, significa Ver em Tupi-Guarani;

arquivomurilo.blogspot.com: Poemas, fotografias, comentários de cinema e música. Meu blog com maior vida útil, de Janeiro de 2006 a Julho de 2011;

reverosmeios.blogspot.com: Blog com comentários críticos sobre política e comunicação, em funcionamento de Setembro de 2009 a Agosto de 2014.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.